quarta-feira, 4 de julho de 2012

NOTAS PARA ANALISAR COMPREENSÃO

*Já repararam que estamos sempre nos deparando com situações de radicalidade e falta de tolerância? Já perceberam que geralmente os radicais e os intolerantes são os que mais reclamam destas situações? Não conheço absolutamente ninguém que goste de ser julgado. Mas olha... apontar o dedo pro outro é coisa fácil e corriqueira. Bata o martelo e grite: "ESTÁ CONDENADO!" Observar o comportamento humano pode facilmente transitar pelo caminho que cruza o engraçado e o revoltante. É algo que vai mudar de acordo com o ponto de vista de quem analisa. Na verdade, na verdade, vai variar diante do nível de compreensão que possuímos. Compreensão = apanhar pra si um significado. É impossível compreender do nada.

Observemos o dito abaixo:

"Não se possui o que não se compreende." - Johann Goethe.

*Eu digo: "Sobretudo a razão". rsrsrsrs Se uma pessoa não é capaz de compreender o que quer que seja, jamais vai possuir razão. Engraçados são aqueles que a querem ter a todo custo, sem admitir outra hipótese. Consigo enxergar 3 casos clássicos: 1) os quem tem uma cabeça "aberta" e maravilhosa. Estes tem totais condições de fazer uma análise, no mínimo, que chega à beira da imparcialidade. Mesmo que discordem da postura alheia, conseguem compreender porque tal postura foi motivada. Importante: nunca (ou quase nunca) julga. 2) os que tem uma mentalidade tão pequena que jamais conseguirão fitar os motivos que possam levar o outro a tomar uma determinada decisão. Se não está do seu acordo, está errado. Acabou-se, priu e ponto final. 3) os aproveitadores. Sobre estes não vou tecer comentários. Não quero julgá-los... kkkkkkkk.

Observemos o dito abaixo - parte 2:

"O amor é filho da compreensão; o amor é tanto mais veemente, quanto mais a compreensão é exata." - Leonardo da Vinci.

*Eu digo: Não foi à toa que esse cara da frase acima foi homenageado pelo criador das Tartarugas Ninjas. (Idiota, eu sei. Costumo ser.) Brincadeiras à parte, não há muito o que se dizer acerca desta frase genial. Ela por si só já diz tudo e não foi à toa que a escolhi pra finalizar minhas citações. Ora, está tudo aí. Quanto maior for o seu poder de compreensão para com o seu próximo, mais forte, intenso, enérgico, fervoroso, vigoroso será o amor que dali nascerá.

*É algo que não nos custa muita coisa. Talvez apenas o orgulho. Vixe! Isto assunto pra outro bate-papo...


Entenda, apreenda e perceba.

Forte abraço a todos os amigos e amigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário